Avançar para o conteúdo principal

A Amizade, o que é?

Longe de ensinar algo sobre a Amizade ou como ser amigo de alguém, fez-me muito sentido conversar convosco sobre este tema, no seguimento do anterior.

Pessoa fala-nos de 'pessoas incomparáveis'. Eu diria que um verdadeiro amigo é, para nós, alguém 'incomparável e insubstituível'.

Eu não serei o melhor dos exemplos de amizade. Mas sei o sentimento bonito que as minhas amizades provocam em mim. E sei que tenho os melhores amigos do mundo. Poucos, mas bons. O meu pequeno exército. Para todos os momentos, bons e maus. Já o provaram sobejas vezes ao longo do tempo. E é preciso ser paciente, para se ser amigo. Porque a Amizade, tal como a vida, testa os nossos limites: bate-se com o nosso egoísmo, mexe com o nosso ego, retira-nos inúmeras vezes da nossa zona de conforto. E, no entanto, reconhecemos um amigo como um companheiro, um porto de abrigo, um colo desejado e apreciado...

É uma sorte, fazermos um amigo. E se o mantivermos por um tempo longo (para a vida), que tremenda sorte temos!
Teremos alguém que nos sacode por dentro e nos acalma, que nos controla e nos deixa livres, que nos acompanha e que respeita a nossa solidão, que seca as nossas lágrimas e nos coloca sorrisos no rosto, teremos alguém para conversar e para dialogar connosco através de silêncios, sem que estes se tornem incómodos.

E é necessário cuidar desta flor, regá-la com atenção, para que não murche. Plantar a semente de uma amizade é fácil e simples: basta um olhar, um sorriso, um momento especial!... Mas é preciso observar o crescimento da mesma e criar-lhe condições para que possa de facto florir... e manter o seu viço! E é isso que (me) é, também, difícil. Como a outros. Tenho amigos porque, de alguma forma, os cativei no passado. E porque eles são persistentes o suficiente para atravessar as camadas do meu ser, sem desistir de chegar a mim. Não sou inacessível. Sou só difícil.

A Amizade é capaz de atravessar todas as barreiras que lhe são impostas. Mas, perdemos amigos ao longo da vida? Ou a amizade transforma-se, também? Não perdi momentos - esses ficam no arquivo da memória -, mas fui largando e fui largada por pessoas ao longo do tempo. Isso não invalida o que se viveu no passado. Apenas nos ajuda a valorizar ainda mais quem permanece ao nosso lado.


Gostaria de saber, para vocês, a Amizade... o que é?

Comentários

  1. Sou uma sortuda, tenho pessoas que caminham ao meu lado à cerca de 35 anos, com as quais mantenho contacto com alguma frequência...essas, eu chamo de Família.

    Uma das coisas que levei tempo a aprender (cada um tem o seu tempo, e eu tenho o meu), foi a não criar expectativas com pessoas que se cruzam no meu caminho pela primeira vez. Levei anos a aprender o que à partida parece ser muito básico, Não criar expectativas com o Desconhecido.

    Existem as pessoas que se cruzam comigo por breves instantes, (apenas o suficiente para troca de "mensagem") , seja por um dia, meses, ou até mesmo por 2 ou 3 anos, significa que estão de passagem...apenas o tempo suficiente para que o propósito seja concluído; neste momento, consigo identificar a Pessoa, o Propósito, e se o tempo será longo ou não, mas não consigo precisar o tempo exacto de permanência no meu caminho. Com essas, não crio expectativas...sem ansiedades, sem angústias, Go With The Flow...

    Depois tenho as Pessoas que permanecem à cerca de 35 e à 55 anos...que me acompanham onde quer que vá.
    Com essas tenho deveres e tenho direitos, sem esperar retorno.
    Suponho que seja a isso que se dá o nome de Amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso. E é mesmo isso, no entanto: deveres e direitos.

      Ainda que qualquer ser possa merecer o melhor de nós, os amigos têm essa particularidade elevada. Pelo que nos deram, pelo que significam para nós, pela importância que adquirem com o tempo, pelo que possamos esperar deles.

      Falas com uma maturidade que me encanta, porque é pensada, adquirida, trabalhada...

      Quanto aos amigos serem família... e na família podermos não ter um único amigo, dá tema para todo um post, não te parece?

      Mãos à obra!

      Eliminar
  2. A Amizade é e pretende ser essa mesma troca e partilha de momentos e emoções...

    ResponderEliminar
  3. "E porque eles são persistentes o suficiente para atravessar as camadas do meu ser, sem desistir de chegar a mim." Essa é a janela que a amizade abre em nós, obrigada por essas tuas palavras, chegam até mim com muita sintonia. Colocam a importância da amizade, e a sua dádiva. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela tua generosidade e partilha. Pela tua abertura para o mundo e espírito aberto à descoberta do que nos faz bem.... Sê sempre muito bem-vinda por cá!...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Da vida e da Morte

Numa época prolifera de temas, em que tudo o que vem, eu absorvo e me permite maior ou menor visão crítica, talvez seja bom começar pelo princípio. Já diz Khalil Gibran, sabiamente através de Al Mustafá, que uma coisa não existe sem a outra; no caso mais concreto, a alegria e a tristeza - é necessário uma partir para  a outra surgir, num ciclo que acaba sendo eterno (acho que é mais ou menos isto). É o princípio geral dos opostos, o de que uma coisa não pode existir sem o seu contrário. Pois muito bem, também a vida não existe sem a morte!... É uma observação fria, calculista e mórbida até. Mas é tão verdadeira como o estarmos todos aqui e existirmos nesta mais ou menos breve passagem. O que agora me surge questionar é: porque nos alegramos tanto quando um bebé nasce e nos entristecemos até à alma quando alguém morre, se nascer é nascer para a dor, para um mundo cada vez mais sofrido e mais pobre de condições e morrer é partir desta angústia, não necessariamente deixar de ser, ma